× Home
Quem somos IPAM
Fundo de Aposentadoria e Pensão do ServidorHistóricoBenefícios FAPSConselho Deliberativo FAPSConselho Fiscal do FAPSComitê de Investimentos FAPSLista de aposentados do FAPSNúmeros FAPSPlanejamento Estratégico FAPS
Assistência à SaúdeRecadastramento segurados IPAM SaúdePortal da SaúdeRede CredenciadaProgramas e Grupos de Saúde PreventivaConselho Fiscal da SAÚDEConselho Gestor SAÚDENúmeros SaúdeVacinasPlanejamento Estratégico Saúde
Agendamento
AgendamentoSolicitações Online - FAPSPortal Inativos e PensionistasImposto de RendaPrestadores do ServiçoPronto Atendimento Adulto e PediátricoRetirada Carteira do planoPortal do ServidorAdesão ao plano de saúdeProva de VidaTabela SalarialValores IPAM
Portal de TransparênciaLegislaçãoFAQListagem de Processos Disciplinares
Chamamento PúblicoLeilãoPregão PresencialRegistro de PreçosTomada de Preços
NotíciasInformativosVídeosGalerias de Fotos
Contatos

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl + 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor

Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor

O FAPS é um Regime Próprio de Previdência Social. É por meio do FAPS que são pagos os benefícios de aposentadorias, pensões, salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença e auxílio-reclusão para os servidores municipais de Caxias do Sul. Estes benefícios são garantidos através da Lei Complementar Municipal n°. 241, datada de 29 de junho de 2005.

Até a primeira semana de janeiro de 2021 temos: 3.909 aposentados e 701 pensionistas.

O que é o FAPS?

O Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor, fundo previdenciário de natureza financeira e contábil é o responsável pela previdência social dos servidores públicos detentores de cargos efetivos e dos aposentados e pensionistas da Administração Municipal de Caxias do Sul e tem por finalidade assegurar a estes e seus dependentes, o pagamento dos proventos de aposentadoria e pensão, com o objetivo de dar cobertura aos eventos de invalidez e morte, incluídos os resultantes de acidentes em serviço, bem como o pagamento dos proventos de aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, cumpridos os requisitos previstos em lei.

O Instituto de Previdência e Assistência Municipal – IPAM, autarquia municipal, com atuação na área previdenciária, que opera também, na área essencial da saúde, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, econômica e financeira, integrante da Administração Indireta do Município de Caxias do Sul – RS, é o único órgão gestor do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – FAPS.

Benefícios pagos

  • Aposentadoria
  • Pensão

Os valores recebidos das contribuições previdenciárias estão sendo depositados em conta específica.

O FAPS, através da sistemática de gestão adotada, possibillita pleno acesso dos segurados às informações relativas à administração do fundo e a participação de representantes dos servidores no conselho deliberativo, fiscal e comitê de investimentos.

O FAPS está baseado no equilíbrio financeiro e impede que os recursos sejam utilizados em outras áreas, garantindo, desta forma, que os valores sejam destinados na forma da lei para pagamento dos benefícios previdenciários e despesas administrativas.

A criação do FAPS beneficiou os servidores de cargos efetivos e também o Município de Caxias do Sul. Os demais agentes públicos (vereadores, cargos em comissão e detentores de empregos públicos) mantém a contribuição para o INSS.